Notícias > Professora do Design de Interiores pesquisa ruído ambiental no doutorado

Home / Notícias > Professora do Design de Interiores pesquisa ruído ambiental no doutorado
Professora do Design de Interiores pesquisa ruído ambiental no doutorado

Professora do Design de Interiores pesquisa ruído ambiental no doutorado

Gabriella Kurtz Oliveira foi aprovada na pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal

 A arquiteta, urbanista, mestre e professora do curso de Design de Interiores da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), Gabriella Kurtz Oliveira, foi aprovada para o doutorado na pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa de Comportamento Ambiental do Espaço Urbano e das Edificações. 

Durante o mestrado, realizado também da UFSC, a professora abordou questões relacionadas à acústica arquitetônica, com o trabalho intitulado "Avaliação do comportamento acústico de auditórios com ênfase nos critérios de inteligibilidade da fala" (disponível para acesso e download no site da Biblioteca da Universidade).

Agora, para o doutorado, tem como foco de trabalho de tese o ruído ambiental. “Dentro deste se enquadra o estudo de mapeamento de ruído em uma cidade, ou de parte dela, estudo de como está se comportando os ruídos indesejados no entorno de um empreendimento, como por exemplo, uma indústria ou fábrica, e como se deve agir arquitetonicamente ou urbanisticamente dentro deste contexto barulhento das cidades”, explica.

Segundo ela, tais resultados podem, inclusive, serem trazidos para um contexto de Palhoça, implantando esse estudo aqui e auxiliando os órgãos públicos para organização e futuras implantações vinculadas ao urbanismo da cidade, ou auxiliar também moradores, profissionais e investidores em como construir, os cuidados a serem tomados na construção arquitetônica.