Notícias > Como escolher a melhor Faculdade

Home / Notícias > Como escolher a melhor Faculdade
Como escolher a melhor Faculdade

Como escolher a melhor Faculdade

Caminho profissional? Cadê meu GPS?

Só de pensar em escolher uma profissão você se sente num labirinto, com diversas opções de caminho, mas sem saber qual é o certo a seguir? Calma aí!  Sair desse labirinto não é tão difícil quanto parece. O lance é  manter o foco na solução e traçar estratégias para alcançar o objetivo, que é se encontrar. Fazer escolhas que impactam o nosso futuro e o de quem nos rodeia dá mesmo um frio na barriga! O importante é que você não se entregue à indecisão. Quanto antes você partir atrás da saída, mais rápido irá encontrá-la!

Temos 5 dicas preciosas para te ajudar a encontrar o “caminho das pedras”. Vamos lá!

 

1- No que você manda bem? Identifique seus talentos!

No que você manda bem? Identifique seus talentos!

Liste todas as suas habilidades! Elas dizem muito sobre você e, consequentemente, podem dar pistas sobre a carreira mais adequada ao seu perfil. Ser bom na prática de esportes, ter prazer em ler, escrever bem, gostar de inventar e muitas outras habilidades podem te ajudar a escolher a profissão ideal. Talvez você seja um ótimo ouvinte, ou tenha facilidade com números, ou ainda tenha talento para encontrar soluções criativas. Pare um pouco para refletir. Se necessário pergunte para as pessoas mais próximas, colegas de sala, amigos e familiares.

 

“Todas as pessoas que chegaram onde estão tiveram que começar por onde estavam.” (Robert Louis Stevenson)

 

2. Como você se imagina daqui a 10 anos?

Como você se imagina daqui a 10 anos?

Pense onde gostaria de morar, que estilo de vida gostaria de ter e quantas horas por dia gostaria de trabalhar. Identifique qual das três profissões melhor se encaixa no seu objetivo de vida e... "bingo"! Você pode ter acabado de encontrar a profissão ideal.

  

3 - Grana é importante, mas não é tudo. Sérião!

Grana é importante, mas não é tudo. Sérião!

Escolher uma carreira só pelo salário não é uma boa. Se liga nessa dica: se você fizer o que gosta as chances de ser bem sucedido são maiores. Por outro lado, se você fizer algo que detesta somente por ser melhor remunerado, provavelmente não será fácil crescer na profissão e conseguir o salário dos sonhos. Quem não faz o que ama acaba se transformando num profissional medíocre e nós sabemos que você não quer ser um deles :)


4. Troque uma ideia com profissionais do mercado.

Troque uma ideia com profissionais do mercado.

Se você já tem uma lista com algumas escolhas possíveis, vale a pena conversar com profissionais que já estejam exercendo a profissão. É uma forma de ajustar as suas expectativas, pois dessa forma você poderá descobrir aspectos positivos e desafios daquela carreira na prática. Se não for possível conversar pessoalmente com um profissional já estabelecido, tente contato por e-mail. Mesmo profissionais renomados e aparentemente inacessíveis costumam ser gentis quando procurados por estudantes.


5 – Dê um rolê nas faculdades

Dê um rolê nas faculdades

Antes de escolher uma faculdade para prestar vestibular, vale uma visita para conhecer tudo sobre a instituição de ensino. Passe um dia por lá, converse com alunos, ex-alunos, professores, coordenadores. Avalie a estrutura física, vivencie o ambiente, conheça a avaliação do MEC para os cursos oferecidos. A FATENP está sempre a disposição para recebê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.

“O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida. A única forma de fazer um bom trabalho é amar aquilo que você faz. Se você ainda não descobriu o que é, continue procurando. Não se acomode. Da mesma forma que acontece com as coisas do coração, você vai saber quando encontrar.” (Steve Jobs)


Boa escolha! Até breve :)